sexta-feira, 22 de julho de 2011

As Crônicas Vampirescas (The Vampire Chronicles) – Anne Rice

Livro 1 – Entrevista com o Vampiro






As “Crônicas Vampirescas” era para ser uma trilogia e acabou rendendo 10 livros. Este teve uma excelente adaptação para o cinema (Vide Top 10 filmes de vampiros), embora a história tenha sido alterada para a versão cinematográfica, em 1994. O conflito básico de Louis está presente tanto no livro como no filme, mas os motivos de sua transformação, entre outras coisas, tem uma diferente base. Se puderem achar a excelente tradução de Clarice Lispector, recomendo altamente. Só tem a versão importada daquelas mais simples no submarino. Em português, vale a pena conferir a tradução da Clarice Linspector.
Evil is a point of view. God kills indiscriminately, and so shall we. For no creatures under God are as we are; none so like him as ourselves. (Lestat – no filme homônimo)
Escrito em 1973 e publicado em 1976, o romance já é um clássico. Apresenta o enigmático e complexo vampiro Lestat, cuja personalidade e cujos motivos serão abordados de forma mais profunda na obra seguinte, “O Vampiro Lestat”, cuja leitura também recomendo.
Locked together in hatred. I can hate Lestat. But I can’t hate you, Louis. Louis, my love, I was mortal until you gave me your immortal kiss. You became my mother and my father, and so I’m yours forever. But now it’s time to end it, Louis. Now it’s time to leave him. (Claudia – no filme homônimo)
Para baixar: aqui (obs: o livro esta em Inglês) 

Livro 2 – O Vampiro Lestat

Lestat é o principal anti-herói (ou herói, dependendo do ponto de vista) das “Crônicas Vampirescas” de Anne Rice. Ele é perverso, mau, sádico e sedutor. Tudo ao mesmo tempo.
Segundo livro das “Crônicas Vampirescas”, um dos grandes clássicos de Anne Rice, este livro narra a história do carismático vampiro Lestat de Lioncourt, a partir de seus dias como humano vivendo no castelo de seu pai, passando por seu encontro com o vampiro que o transformou, até o encontro com Akasha, a “Rainha dos Condenados”. A partir daí a história continua no livro A Rainha dos Condenados.
Infelizmente, o filme “A Rainha dos Condenados” destruiu toda a profundidade destas duas partes da obra de Anne Rice, ao contrário do filme “Entrevista com o Vampiro”. Muita coisa se perdeu e eu aconselho distância deste filme. Não digo o mesmo quanto ao segundo livro nem o terceiro, do qual falarei mais a seguir, que são obras imprescindíveis na biblioteca e no “currículo literário” de qualquer bom fã destes seres carismáticos e complexos a que chamamos de vampiros.
Para Baixar: Aqui
Livro 3 – A Rainha dos Condenados

Em “A Rainha dos Condenados”, Anne Rice, com maestria, nos leva a conhecer a história por trás do surgimento dos vampiros – ao menos no universo por ela criado. Este é o livro com mais suspense e mais denso das Crônicas Vampirescas, confesso que não conseguia parar de ler, acabei devorando o livro em muito touco tempo. As descrições são extremamente minuciosas, levando-nos realmente a visualizar os locais em que se encontram os personagens. Há diversos tipos de vampiros, desde os jovens e opositores ao status quo, como Baby Jenk, os românticos como Armand e Daniel,  entre outros. A organização Talamasca estuda a história destes seres.  Reunidos em torno de Lestat, mortais e imortais respondem ao chamado de sua música quase hipnótica, levando-os a um final surpreendente. O som de Lestat desperta a rainha Akasha, a mãe dos vampiros, a encarnação da força maléfica feminina, como no arquétipo, uma espécie de Lilith – disposta a escolher os justos, entre os vampiros, por meio de um banho de sangue. Atreva-se a não seguir hipnoticamente a leitura até que chegue à última página.
Para baixar: aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário